NOTÍCIAS

17/09/2019 02:15h
Geral

Fritz participa da abertura de evento sobre redução de danos na saúde

Fritz participa da abertura de evento sobre redução de danos na saúde

Profissionais da área da saúde de todo o território nacional estão participando do XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Redução de Danos (Aborda), que acontece entre os dias 16 e 18 de setembro, no auditório da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, em Campo Grande, com o objetivo de debater a ampliação doa cesso as inovações tecnológicas de prevenção e o aumento da cobertura de testagem para diagnóstico precoce, tratamento e prevenção. Durante a abertura do evento, que está comemorando 30 anos da redução de danos e da Aids no país, o vereador campo-grandense enfermeiro Fritz (PSD), representando a Câmara Municipal de Campo Grande, destacou que com as melhorias será possível implementar estratégias mais eficazes para o combate as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). 

Realizado pelas Associações Águia Morena de Redução de Danos e Brasileira de Redução de Danos (Aborda), o encontro prevê buscar soluções para respostas na questão da prevenção combinada ao HIV/Aids no espaço do trabalho público, privado e nos campos de atuação das equipes profissionais especializadas. Estão sendo debatidos também os processos de articulação dos movimentos sociais e os setores públicos dos serviços de saúde, possibilitando melhore efetivação das parcerias para o aumento do atendimento. 

Com o objetivo de possibilitar melhores condições para ações dentro desse tema, o vereador criou a Lei nº 6.000/18, que institui no município de Campo Grande o Dia de Redução de Danos, comemorado no dia 24 de Novembro. Com isso, Fritz promove debates, eventos ou manifestações sobre a importância da adoção de políticas e estratégias específicas para essa atuação. 

“Redução de danos é possibilitar que a comunidade e os agentes de saúde possam contribuir com a redução das ISTs na questão da conscientização da população, na aplicação de ações que promovam resultados diretos e na abordagem ao cidadão”, explicou. 

Dentro das atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, estão investimentos no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas IV (CAPS AD 24 horas), vigilância, prevenção e controle das IST/HIV/Aids e Hepatites Virais e o programa Saúde na Escola.

Participaram da mesa de abertura, além do vereador Enfermeiro Fritz, a representante da gerencia de IST/AIDS/HIV da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Alessandra Salvatori, o representante do Fórum ONG Aids, Marcio Aurélio Soares, do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções do Ministério da Saúde, Marcia Colombo, da Superintendência de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, da Associação Brasileira de Redução de Danos, Tatiana Maria Pinage e Ana Cristina de Oliveira, e da Associação Águia Morena de Redução de Danos, Edna Flores. 

Compartilhe Agora!